Stoa 12 / Você é Intelectualmente Humilde?
Na edição de hoje você humildemente vai ver sobre fricção em onboarding, mindfulness e jogo monopólio corrompidos pelo capitalismo, resolução de problemas, e muito mais.
Um caloroso bem vindo aos 20 novos seguidores da Stoa! 🥳 Você sabia que trazendo novos seguidores você pode ganhar recompensas?
Humildade Intelectual
A primeira vez que ouvi esse termo foi em uma palestra do filósofo e professor Mário Sérgio Cortella.
Humildade intelectual é a capacidade de admitir que não sabemos de tudo e estamos abertos a aprender coisas novas. Quanto menor a nossa humildade intelectual, maior a tendência de presumir que as crenças e ideias dos outros estão erradas ou que eles são moralmente inferiores por pensarem diferente de nós.
Ter consciência disso, especialmente quando trabalhamos com criatividade, é uma ferramenta poderosa. Afinal, não existe uma única técnica que resolve todos os problemas. Precisamos admitir que, muitas vezes, não temos a mínima ideia do que estamos fazendo (como comentei na edição 008).
E não é uma jornada fácil admitir que você está errado ou que a sua maneira de pensar já está ultrapassada. A averssão a perda pulsa forte quando nossas crenças são desafiadas e precisamos reavaliar nossa trajetória. É ainda mais difícil quando carregamos anos e anos de experiência como se isso fosse um fator determinante de acúmulo de conhecimento.
Anos de experiência profissional podem se tornar inúteis se assumirmos que não temos mais nada a aprender. Ou que pessoas mais jovens não são capazes de nos ensinar novas lições. Ou de não admitir que realmente precisamos mudar essa ou aquela abordagem.
O ponto que quero chegar aqui é: ser humilde intelectualmente é uma habilidade poderosa que permite uma evolução contínua tanto pessoal quanto profissional. Ao nos colocarmos na posição de que não detemos nenhuma verdade absoluta, deixamos as portas do conhecimento abertas para qualquer um que possa agregar positivamente à nossa jornada.
Com carinho, Willian Matiola.
∰
Curadoria
Da minha mente para a sua
Porque você deveria adicionar fricção no seu onboarding é um artigo que contraria o senso comum de que uma boa experiência remove barreiras. Na verdade, algumas situações requerem o exato oposto para serem bem sucedidas.
Como a gente descobre se um cliente está disposto a pagar por nosso serviços ou produtos sem que o perguntamos diretamente?
Para melhorar sua vida considere mudar sua personalidade. Parece óbvio, mas foi necessário uma pesquisa para mostrar que mudar aspectos negativos da nossa personalidade aumenta nossa qualidade de vida. A pesquisa explorou três objetivos populares de mudança: ser mais extrovertido, menos neurótico e mais consciente.
Quando mindfulness encontra o capitalismo ele perde o rumo. É uma crítica lúcida a comoditização da meditação e a sua desconexão com a fonte original: o budismo. A prática é apenas um dos braços do Caminho Óctuplo, que deve ser praticada em conjunto com as outras 7 técnicas para uma experiência completa.
Você sabia que o jogo Monopólio original foi inventado por uma mulher e ele era na verdade uma crítica ao modelo capitalista? Anos depois ele tomou a forma que conhecemos hoje e apagou completamente seu propósito original que era educar as pessoas sobre como a concentração de posse aumenta a desigualdade.
Nesse vídeo o Rory Sutherland dá 12 dicas de como podemos mudar a maneira como pensamos a resolução de problemas. É um dos melhores vídeos que vi nos últimos meses e pretendo fazer um artigo sobre as dicas em breve.
Consciente Coletivo:
Loui Kelly
Hoje vamos mergulhar no consciente da Loui. Uma pessoa que acompanho e admiro a trajetória há alguns bons anos. Mesmo não a conhecendo pessoalmente tanto quanto gostaria, sempre admirei sua capacidade de se adaptar, evoluir e encarar a vida como uma jornada a ser explorada.
✦ Quem é você?
Eu sou a Loui, uma pessoa que anseia sempre por inspiração e tudo o que faz é buscando ou tentando compartilhar isso. Viagens, livros, gastronomia, cinema, música...são coisas que me encantam. Adoro conversar com gente inspiradora e meu maior medo é não me tornar uma dessas pessoas. Por isso vivo me reciclando e auto-avaliando... nem sempre é fácil. Hoje dirijo uma agência de marketing, com um time que tenho muito orgulho, lido com clientes que (na maioria) gosto e acredito muito no propósito. Além disso sou autora de um livro, Uísque numa xícara de chá, publicado pela editora Insígnia. Gasto todo o meu dinheiro em viagens, seja pro outro lado do mundo, ou aqui pro lado de casa. Vivo pobre e feliz.
✦ Um tema que poucos imaginam que você estuda:
Astronômia... gosto muito, sei pouco. Geologia, igual...
✦ Uma série ou filme que você recomenda:
O Poderoso Chefão, trilogia completa. Não canso de rever.
✦ Um momento que marcou positivamente sua vida:
Minha viagem pro Chile. Eu organizei essa trip pra celebrar meus 30 anos. Fui sozinha (não foi a primeira viagem que fiz sozinha, mas foi a que mais me marcou). Foi a coroação de uma fase incrível em que minha vida estava exatamente como eu queria que estivesse. E eu só percebi isso fazendo essa viagem "solitária" pra Cordilheira dos Andes.
✦ Um vídeo que vale a pena ser assistido:
O recorte do documentário da Marina Abramović em exposição no MOMA, quando na performance ela encontra o antigo amor com quem viveu toda uma vida, Ulay. Ele se senta diante dela, ela ergue os olhos e ambos ficam apenas se olhando durante um minuto, em profundo silêncio. Muita coisa se passa nos olhos deles e é possível ler tudo.
✦ Uma dica imperdível:
Se permita ensinar, em tudo. Temos uma tendência "adulta" a achar que não temos mais o que aprender, quando o mundo tem muito a dizer... E se puder, leia o livro "lições para o século 21"... é uma leitura que recomendo demais!!!
🧠 O Consciente Coletivo entrevista pessoas que fazem parte dos apoiadores da Stoa. Você pode aparecer aqui ao trazer novos assinantes para a publicação. Veja detalhes.
Links úteis
Kreative Tools - Diretório de ferramentas e recursos criativos
Minh Pham - O portfolio mais honesto que já vi
Ainda não é inscrito? Considere se inscrever para não perder as próximas edições.
Link para compartilhar:
https://willianmatiola.substack.com/p/012