Stoa 28 / A Virtude do Discernimento
Se você não desenvolver discernimento para enxergar por si só o que é visto como belo e correto em nosso meio ou de acordo com cada cultura, seu avanço poderá ser longo e mais difícil.
A palavra discernimento1 é a junção das palavras em latin discernere + mentum. A primeira significa “separar”, “dividir” ou “decidir”, e a segunda significa “meio” ou “instrumento”. Em outras palavras, é a faculdade de escolher o certo, ter critério ou juízo. Saber escolher bem entre as opções disponíveis.
Uma virtude essencial, mas não ensinável
Essa é uma faculdade ou virtude que considero extremamente importante para a nossa profissão por inúmeras razões, que abrangem desde decisões estilísticas até decisões de melhores experiências do usuário dentro de um produto.
Embora simples de entender, a prática da virtude do discernimento, assim como qualquer outra virtude, não pode ser ensinada. Podemos sim mostrar como ela se caracteriza e como ela se apresenta. Mas a manifestação de uma virtude só é possível de forma espontânea.
Eu posso repetir mil vezes para você o que é um bom design e o que não é um bom design. Posso te mostrar como melhorar seu craft de inúmeras maneiras. Mas se você não desenvolver discernimento para enxergar por si só o que é visto como belo e correto em nosso meio ou de acordo com cada cultura, seu avanço poderá ser longo e mais difícil.
A manifestação espontânea da virtude
No livro “Em Busca da Sabedoria”, o autor diz que a virtude deve ser compreendida como uma expressão totalmente livre e espontânea sem ser motivada pela vontade. Porque a partir do momento que a vontade surge, significa que você está direcionando sua ação para um determinado conceito ou imagem; e essa vontade é derivada do seu próprio condicionamento e inclinações, podendo se tornar uma auto-afirmação e teimosia egoísta.
No Design, isso pode se refletir em falas como “Eu sei que desse jeito funciona porque eu sei o que é bom”. Perceba que esse tipo de discurso é infrutífero e paralisante. Ele te coloca em uma posição de estagnação.
Muitos demoram para perceber que se encontram nessa situação. Já tive alunos que após 10 anos de carreira ainda se encontravam imersos em conceitos ou práticas que deixavam claro a falta de aprimoramento. Que fique claro que o importante é que nunca é tarde para mudar de rota e se alinhar com um caminho de crescimento.
Discernimento é apenas o primeiro passo
O discernimento é a primeira das virtudes que precisa ser desenvolvida, pois sem ele somos incapazes de evoluir em qualquer outra virtude. Sem discernimento você não sabe identificar o que é agradável e o que não é, o que é bom ou ruim, qual o caminho correto ou incorreto.
E talvez você possa estar se perguntando “mas como posso aprender a discernir?”, e embora não haja uma resposta simples, acredito que a melhor maneira seria estudar e buscar inspiração em profissionais que são reconhecidos pela sua excelência. Manter-se atualizado nas novas tecnologias, técnicas e ferramentas disponíveis. A partir daí, julgue o que te acrescenta e o que te deixa feliz, e remova todo o ruído que te afasta de um bom julgamento.
Um agradecimento especial ao Henrique Stopassoli pela conversa que acabou gerando os insights para esse texto.
Atualizações do projeto
Desde a última Stoa, onde apresentei o projeto “Desenhando Componentes de UI”, muita coisa já foi desenvolvida!
Status: a landing page já está 100% desenvolvida no Framer.
Próximos passos:
Configurar domínio
Adquirir plano do Framer
Configurar newsletter
Configurar calendários para as mentorias
Configurar Lemon Squeezy (onde as aulas pagas estarão)
O que rolou por aqui:
Inclusive Sans é uma fonte de texto projetada para acessibilidade e legibilidade. É inspirado na personalidade amigável dos neo-grotescos contemporâneos, ao mesmo tempo que incorpora características essenciais para torná-lo altamente legível em todos os usos. Os estilos Regular e Itálico estão atualmente disponíveis para uso no Google Fonts.
Você já ouviu falar de Object Maps? É um exercício excelente para definição de recursos de um produto e suas inter-conexões. Esse é sem dúvida um dos materiais mais valiosos que li nos últimos tempos.
Esse artigo mostra um passo a passo de como desenhar ícones no Figma.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Discernimento
Muito bom Will, essa questão foi um feedback que recebi de um 1:1. Meu discernimento até é bom, mas como sempre compartilho com certa dúvida ele não prece ser correto, hoje estou trabalhando nessa questão.
Muito obrigado por compartilhar 🙏🏻